Conheça Odorico Monteiro | Odorico Monteiro

Conheça Odorico Monteiro

23-formatura[1]Sou Luiz Odorico Monteiro de Andrade. Médico e professor, natural de Arneiroz, região dos Inhamúns. Por 20 anos fui secretário municipal de saúde em Icapuí (1989 a 1992), Quixadá (1993 a 1996), Sobral (1997 a 2004) e Fortaleza (2005 a 2009. A experiência me fez apaixonar ainda mais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fiquei órfão de pai aos 8 anos e fui morar em Iguatu, onde liderei o Movimento Estudantil, que lutava pela implantação do ensino médio (2º grau), na cidade. Ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1982, onde intensifiquei minha militância pela transformação da educação médica.

odorico-icapui[1]Em Icapuí, participei do processo de emancipação como integrante do Partido dos Trabalhadores. À frente da Secretaria de Saúde, conseguimos dar passos importantes para consolidar essa conquista, com a estruturação do Sistema Municipal de Saúde e a prestação de contas em um muro da cidade, reforçando a importância da transparência e participação popular. Em Quixadá, implantamos de forma pioneira o Programa Saúde da Família, que resultou na melhoria dos indicadores do município e foi ampliado para todo o Brasil em 1994 pelo Ministério da Saúde.

com-lula[1]Como secretário de Saúde de Sobral, criamos a Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia, com a proposta de unir ensino e serviço visando à produção de tecnologia para a educação permanente em Saúde. Estruturamos os Centros de Saúde da Família e criamos mais de 40 equipes multiprofissionais. Com o Projeto Trevo de Quatro Folhas conseguimos reduzir a mortalidade infantil e neonatal.

odorico-protesto[1]Em Fortaleza, adotamos a Estratégia de Saúde da Família como política estruturante da Rede de Atenção Básica. Contratamos, por concurso público, 300 equipes e, com isso, ampliamos a cobertura de 15% para 45%. Também realizamos concursos para médicos, enfermeiros e dentistas. Em um único dia empossamos 950 profissionais. Elaboramos o Plano de Cargos e Carreiras e nos preocupamos com a qualificação, construindo, em 2006, o Sistema Municipal de Saúde Escola. Inauguramos ainda 11 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), estruturando a Rede de Saúde Mental.

com-dilma[1]A convite da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Alexandre Padilha, assumi, entre 2011 e 2013 a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. A nova função proporcionou-me ampliar o olhar sobre o SUS, aperfeiçoando e implantando Políticas de Promoção da Equidade voltadas às populações LGBT, Negra, Cigana, de Circo, do Campo e da Floresta. São segmentos que reforçam a necessidade do conceito de amorosidade no SUS, que diz respeito ao cuidado com as pessoas.

com-lula3[1]Buscando a meta de acesso universal e com qualidade no SUS, implantamos o Programa Mais Médicos, que hoje garante atendimento a 49 milhões de brasileiros. São 3 milhões de cearenses beneficiados com 900 médicos atuando em 160 municípios, o que já resultou em aumento de 39% no número de consultas e redução de 18% no encaminhamento a hospitais.

Após 25 anos de atuação no executivo, onde foi secretário de saúde de quatro importantes cidades do Ceará, o médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, decidiu lançar seu nome para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Foi sua primeira disputa eleitoral. No dia 5 de outubro de 2014, o petista natural de Arneiroz recebeu a gratificante votação de 121.640 votos. Um honrado reconhecimento do povo cearense.

na-camaraNo dia da sua vitória, em discurso, Odorico fez uma importante promessa. Tornaria seus quatro anos na Câmara marcados por um mandato popular. Sua vida cotidiana no parlamento tem sido marcada pelo constante contato com o povo, visitas as diferentes regiões do Estado e, principalmente, sua intensa e histórica luta em defesa da saúde pública, de uma reforma política resolutiva e da garantia de uma política de segurança hídrica para todo o Brasil.

Democracia se faz com participação popular! Com gente que acredita e quer lutar!