Icapuí recebe Escola de Educação Profissional no dia do seu aniversário | Odorico Monteiro
23 de janeiro de 2016

Icapuí recebe Escola de Educação Profissional no dia do seu aniversário

20160122213346__MG_3005

A cidade de Icapuí ganhou um importante presente na noite que comemorou seus 32 anos de emancipação política. O governador Camilo Santana assinou ordem de serviço para dar início as obras da Escola Estadual de Educação Profissional no município. Acompanhados do deputado federal Odorico Monteiro, o coordenador da bancada federal José Airton, o prefeito da cidade Jerônimo Reis e a secretária executiva de educação, Dalila Saldanha, Camilo autorizou a construção do equipamento que deve estar concluído até o final deste ano.

“É o presente que a cidade de Icapuí merece nesse dia tão importante em que se comemora os 32 anos de emancipação. A escola vai fazer com que esses jovens possam se qualificar aqui, de acordo com as especificidades da região. Os cursos serão voltados para as atividades desenvolvidas na região para que, depois de estudar, o aluno continue vivendo em sua cidade”, ressaltou Camilo.

O governador também anunciou mais duas grandes obras para Icapuí: a construção do muro de contenção do mar nas praias de Redonda e Barreira e a construção de um ginásio poliesportivo em parceria com o Governo Federal. Para o prefeito Jerônimo Reis, todas as obras anunciadas veem de encontro a um anseio antigo da população. “O muro de contenção vai ajudar muito a evitar mais prejuízos para quem vive na beira do mar e a escola vai realizar o sonho de muitos moradores, pais de família que viam seus filhos indo para longe. Icapuí ganhou muito no aniversário de 32 anos”.
Emocionado, o deputado federal Odorico Monteiro lembrou a luta pela emancipação da cidade e a felicidade de acompanhar o desenvolvimento da cidade. “Testemunhei e participei ativamente da luta pela emancipação desta linda terra. Tive o enorme prazer de ser secretário de saúde numa gestão revolucionária desta cidade. Os anos passaram rapidamente, mas é bom voltar aqui e acompanhar a evolução de Icapuí e participar deste ato pela educação junto ao governador Camilo”, comenta.
A escola terá capacidade para matricular até 540 alunos, em tempo integral. O investimento é de R$ 12 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual. A área construída será formada por 12 salas de aula, auditório, biblioteca e dependências administrativas. Para colocar em prática o que irão aprender em sala de aula, a estrutura oferecerá Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Na escola profissional, o aluno faz a última etapa da educação básica, o Ensino Médio, e um curso técnico. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado. A EEEP ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10, sediada em Russas. A região dispõe de 20 Escolas de Ensino Médio Regular, cinco de Educação Profissional, um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e uma Escola de Ensino Médio que funcionará, a partir de fevereiro, em Tempo Integral para os alunos do 1º ano, no Distrito de Olho D’Água da Bica, em Tabuleiro do Norte. Esta última unidade está entre as 26 escolas estaduais com esse tipo de oferta.

Com informações do Governo do Estado

Comentários